Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Outubro 23, 2006

Marmelada

Filed under: Doces — by aL @ 11:32 pm

marmelada

É das coisas que mais me lembro da minha infância. Era o marco que assinalava o início de um novo tempo. O tempo do Outono, das chuvas, o tempo da escola. Ainda hoje mal os primeiros dias de Setembro arrefecem e as chuvas começam a doer na pele, eu imediatamente salivo, relembrando aquele cheiro que invadia a casa toda: o cheiro da marmelada.

Durante muito anos a minha mãe usou uma receita bastante elaborada. Contudo há uns 7 ou 8 anos chegou a um método bem mais simples e igualmente delicioso. Aliás, eu prefiro esta nova versão, apesar de nunca me ter aventurado a fazê-la.


Ingredientes:

2 kg de marmelos
1 kg de açúcar
papel vegetal
aguardente

Preparação:

Os marmelos têm habitualmente uma espécie de penugem à volta da casca, que deve ser bem lavada e limpa. Esta é uma actividade bastante morosa, mas também pode ser um bom pretexto para reunir a família [principalmente as crianças] à volta do alguidar dos marmelos.

Depois de bem limpos, os marmelos devem ser descaroçados e cortados aos pedaços [normalmente não se retira a casca, porque para além de na casca estarem guardados a maioria dos nutrientes, esta torna a marmelada mais vermelhinha] coloca-se 1kg de marmelos numa panela e deita-se 1/2 kg de açúcar, outro quilo de marmelos e o 1/2kg de açúcar.

Reserva-se os marmelos com o açúcar de um dia para o outro. O açúcar vai actuar na fruta e fazer com que este perca a água, que fica naturalmente dentro da panela. Desta forma evita-se acrescentar água, cozinhando os marmelos na sua própria calda.

De seguida leva-se a panela ao lume brando. Deixa-se cozer durante umas boas 2 a 3 horas, mexendo sempre para não queimar no fundo. Pode-se rectifucar o açúcar, para quem preferir a marmelada mais doce. Quando os marmelos estiverem cozidos, passa-se com a varinha mágica.

Coloca-se a marmelada em tigelas e leva-se a secar ao sol. Depois é ver as abelhinhas a rondarem a marmelada! Quando a camada superior estiver relativamente rija, põe-se o papel vegetal e com um guardanapo embebido em aguardente passa-se por cima do papel. Esta dica da aguardente é fundamental para que a marmelada não crie bolor, e se conserve por muito mais tempo.

Anúncios

4 comentários »

  1. Excelente! 😀

    Comentar por Elise — Outubro 23, 2006 @ 11:34 pm |Responder

  2. pena que não dê par aprovar daqui, boa semana

    Comentar por Barão da Tróia — Outubro 24, 2006 @ 1:27 pm |Responder

  3. Também adoro marmelada e fiz recentemente. Deixar os marmelos com açúcar de um dia para o outro parece-me uma óptima ideia. Se encontrar marmelos, ainda experimento.

    Comentar por Laranja Com Canela — Outubro 24, 2006 @ 7:51 pm |Responder

  4. […] Gostei da ideia de os marmelos ficarem em açúcar de um dia para o outro e tinha que experimentar. Esta ideia encontrei-a aqui. […]

    Pingback por Marmelada …, Marmelada … cozinha | Cozinha Moveis — Julho 6, 2010 @ 5:15 pm |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: