Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Outubro 24, 2006

Galinha de Cabidela à Algarvia

Filed under: Chef Convidado,Pratos de Carne — by miguelmadeira @ 2:50 pm

Fazer uma cabidela é algo que ultrapassa as minhas capacidades, mas acho que é assim:

Ingredientes:

 1 galinha

o sangue da respectiva galinha

3 colheres de sopa de vinagre

0,5 dl de azeite

 1,5 litros de água

sal

0,5 Kg de batatas

Preparação:

Misturar o sangue com o vinagre 

Cortar a galinha em pedaços (maiores do que para a cabidela com arroz – para aí uns 8 pedaços)

Juntar a galinha e o azeite num tacho e estufar durante dez minutos

Juntar a água e cozer durante 45 minutos

Juntar as batatas e cozer mais 15 minutos; antes do fim da cozedura, juntar o sangue

E pronto, tenho esperanças que saia daí uma cabidela, com sorte melhor do que a que se come da ribeira de Odeceixe para cima (nem imaginam o choque que eu apanhei quando, num restaurante em Lisboa, pedi uma cabidela e me foi servido uma especie de arroz).

25 comentários »

  1. cabidela com batatas??? ó miguel, não estás tu a inventar??
    cabidela é de arroz, ou de lampreia à moda de ponte de lima :p

    onde raio vais buscar estas receitas, miguel?? queremos é a sobremesa!!!

    Comentar por aLaíde Costa — Outubro 24, 2006 @ 9:30 pm |Responder

  2. cabidela com batatas???!!! que raio de receita é esta??
    cabidela é com arroz, e mais nada! mas de qualquer das formas, não sou apreciadora.

    quero é a sobremesa!!

    Comentar por aLaíde Costa — Outubro 24, 2006 @ 10:47 pm |Responder

  3. “mas de qualquer das formas, não sou apreciadora.”

    Se calhar, é porque não exprimentou a cabidela algarvia

    Comentar por miguelmadeira — Outubro 25, 2006 @ 1:06 am |Responder

  4. “ó miguel, não estás tu a inventar??”

    Tenho que arranjar uma fotografia, por duas razões – para ilustrar a receita, e para provar que a cabidela algarvia existe

    Comentar por miguelmadeira — Outubro 25, 2006 @ 1:13 am |Responder

  5. Um colega blogger confirmou a receita do nosso Chef. Ele tem razão! :mrgreen:

    Comentar por Elise — Outubro 25, 2006 @ 12:57 pm |Responder

  6. No Algarve é muito frequente fazer-se cabidela com batatas. E é óptimo!

    Comentar por CMF — Outubro 25, 2006 @ 2:31 pm |Responder

  7. É assim (ou muito parecido), como o Chef Miguel Madeira escreveu, que conheço a Cabidela. É deliciosa.
    Só provei uma vez arroz de cabidela e em nada se compara à do MM. 🙂

    Comentar por Rui Carmo — Outubro 25, 2006 @ 2:52 pm |Responder

  8. ó rui, deves ter comido um mau arroz de sangue… apenas muito raramente cedo comer o arroz de cabidela, faz-me confusão.

    mas não resisto a uma boa morcela com feijão verde azeite boa e vinho!

    Comentar por aLaíde Costa — Outubro 25, 2006 @ 3:00 pm |Responder

  9. Foi há alguns anos num restaurante da zona do Seixal. E nem me lembro bem do sabor. No Algarve (ou na casa dos meus pais) só se faz com batatinhas. Para quem não gosta – normalmente crianças!!! – faz-se a galinha guisada com batatas num tachinho à parte, sem sangue…

    Comentar por Rui Carmo — Outubro 25, 2006 @ 6:19 pm |Responder

  10. Na casa dos meus pais temos galinhas no campo, e a minha mae faz a melhor cabidela que eu ja provei , por vezes com arroz e tambem com batata. et tambem estou de acordo com o comentario do rui carmo.

    letica de geneve

    Comentar por leticia — Setembro 3, 2007 @ 3:58 am |Responder

  11. Cabidela com batata claro…que é como deve ser, muito melhor do que com arroz. Miguel, só lhe acrescentava no final uma “hortelanzinha” picada, de resto…tudo “au point”

    Comentar por Rui — Novembro 2, 2007 @ 4:48 pm |Responder

  12. CABIDELA COM BATATAS??????????????
    Que loucura!

    Comentar por Anónimo — Dezembro 18, 2007 @ 5:35 pm |Responder

  13. faltam sardinhas cozidas para juntar às batatas.

    Comentar por Anónimo — Dezembro 18, 2007 @ 5:36 pm |Responder

    • Também há.
      Sardinhas guisadas com batatas

      Comentar por Anónimo — Fevereiro 5, 2015 @ 2:56 pm |Responder

  14. A RECEITA ALGARVIA DA CABIDELA COM BATATA É MUITO ANTIGA,MAIS ANTIGA QUE A RECEITA COM ARROZ.COM A ENORME QUANTIDADE DE PESSOAS DO NORTE QUE VÊM MORAR PARA ESTE REINO NOS ULTIMOS ANOS GENERALIZOU-SE A CABIDELA DE ARROZ.

    Comentar por SERGIO BRITO — Dezembro 28, 2007 @ 7:07 pm |Responder

  15. De verdade a cabidela e mesmo com batatas pois se irem juntar o sangue com o arroz n acho k venham comer isso.

    Comentar por rui — Julho 13, 2008 @ 11:00 pm |Responder

  16. Aqui no Brasil se acompanha com angu liso (de milho verde) ou angu grosso (de fubá), couve fina refogada (ou espinafre idem) e arroz branco. Sem batatas. E se chama, cá em Minas Gerais, de “galinha ao molho pardo”. Esta do Miguel é a receita original lusitana, descendente da francesa.

    Comentar por Omar — Agosto 14, 2008 @ 2:44 pm |Responder

  17. sou algarvia e a cabidela de batata é muito melhor do q arroz até …. provem antes de estar a comentar sem saber……….

    Comentar por Anónimo — Setembro 10, 2008 @ 3:47 pm |Responder

  18. Infelismente ainda hà portugueses que nao conhecem a nossa gastronomia. Miguel!!!.Em todo o sul do nosso pais a variante da cabidela com batata, se faz,e quem discordar venha comer ao melhor restaurante que a faz. 212160161-este é o numero para encomendar.

    Comentar por Anónimo — Março 30, 2009 @ 8:46 pm |Responder

  19. Eu adoro cabidela com batatas prefiro muito mais à cabidela de arroz.
    Sou alentejana e a minha avó viveu muitos anos no Algarve e na minha casa faz-se umas vezes com batata e outras com arroz mas tanto eu como o meu irmão preferimos a com batata:D mnhã mnhã:D

    Comentar por Amethyst — Novembro 3, 2009 @ 6:40 pm |Responder

  20. e um espectaculo a cabidela com batatas , ja ha muitos anos que como, e, cabidela quer dizer que leva o sangue nao e obrigatorio ser de arroz

    Comentar por Anónimo — Setembro 27, 2010 @ 4:11 pm |Responder

  21. ca em casa faz-se muitas vezes a cabidela de galinha e tambem prefiro a cabidela com batatas

    Comentar por timarques — Novembro 5, 2010 @ 1:37 pm |Responder

  22. Eu sou do Ribatejo e em minha casa sempre se comia a cabidela feita com batatas. Só quando fui viver para Lisboa tomei contacto com o arroz de cabidela, de que também gosto e é o que me habituei a comer. Já agora uma sugestão: experimentem comer cabidela de cabrito, com o sangue do mesmo e com batatas. A minha mãe, que era exímia nos guizados, fazia muitas vezes este prato. Bom apetite.

    Comentar por A. Anastácio — Março 11, 2011 @ 6:54 pm |Responder

  23. Cabidela com batatas!!!! Hum….Hum…Ainda hoje fiz com galinha caseira para 18 pessoas, todos gostaram, estava uma delícia, também gosto com arroz, mas prefiro fazê-la com batatas e gosto mais. ADOROOOO…

    Comentar por dilar gloria — Novembro 28, 2013 @ 6:35 pm |Responder

  24. Faltam as cebolas,bastantes alhos,pimenta preta e o gindungo…para dar mais gosto.

    Comentar por Carlos Lã — Março 6, 2017 @ 10:08 am |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

