Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Dezembro 3, 2006

Cogumelos Catalães [à maneira da aL]

Filed under: Food/Cook for one — by aL @ 10:09 pm

Acabo de chegar de Barcelona e na bagagem trouxe uns cogumelos gigantes que comprei num mercado lindíssimo, que encontrei nas Ramblas. O frigorífico está praticamente vazio, então decido cozinhar estes cogumelos. Para dizer a verdade, eu comprei-os ontem e tinham de ser cozinhado até amanhã.

Assim sendo, faço uma daquelas receitas rápidas e fáceis que fome aperta. Estou de facto neste momento a preparar esta receita. Espero que fique bem!

Ingredientes:

250 gr de cogumelos
100 gr de bacon
3 dentes de alho
azeite
sal
pimenta
coentros

Ora bem, comecei por saltear o bacon numa frigideira anti-aderente. Não é preciso colocar nada, pois em lume brando o bacon vai largando a gordura e não esturrica, se mexermos de vez em quando, é claro.

Os cogumelos depois de lavados e cortados aos pedaços vão a saltear numa frigideira [que pode ser a mesma do bacon, mas tem de estar limpa] com os dentes de alho picados e um fio de azeite. Tempera-se com sal e pimenta a gosto. Eu como tinha no congelador coentros picados decido adicionar. É natural que os cogumelos comecem a libertar água, deve-se entao reduzir o lume, tapar a frigideira e esperar que a água vá desaparecendo. Não esquecer de ir mexendo e retificar temperos.

Quando os cogumelos começar a ficar com menos água, junta-se o bacon, mexe-se bem e espera-se 1-2 min para que os sabores se fundam. E pronto, está feito.

Sugestão: para acompanhamento estou a cozer uma massa, esparguete no caso. Cozida em água e sal, que fica pronta em 10min, e vaporizei uns bróculos que também estavam no congelador [5-6min foi o suficiente]. O tempo total desta receita foi para aí uns 20-25min, entre a preparação e a confecção, tempo que eu para escrever este post. Agora vou experimentar esta invenção.

o seu a seu dono: a dica de saltear cogumelos com alho e azeite foi da minha amiga Nana.

Anúncios

2 comentários »

  1. “…mercado lindíssimo, que encontrei nas Ramblas.”
    Só pode ser o Boqueria, não? Um clássico.

    Comentar por CMF — Dezembro 4, 2006 @ 6:15 am |Responder

  2. Dou-me conta agora que estou a dever uma “receita” aqui ao Esturrico… eu sei que as cozinheiras já nem se lembram mas eu sim. Está lá mais para baixo numa caixa de comentários. Mas atenção que é uma receita meia a brincar e sem pretensões de ter destaque num blogue requintado como este. Trata-se apenas de mostrar que sou leitor aqui da tasca…oups perdão… aqui da cozinha, mas ainda não tive oportunidade de realizar nenhumas das receitas, fica outra promessa entao… esta dos cogumelos parece-me bem por exemplo.
    Quanto à minha receita, trata-se da melhor coisa para combater aquelas ressacas violentas, mas aviso já que só os fortes aguentam, e aviso também que não é aconselhável a pessoas impressionáveis. “Ovos à chifangada” é o nome do prato. Para uma pessoa: 2 ovos, oleo, sal pimenta qb, bacon, queijo(tipo flamengo), fiambre, e todas as especiarias disponíveis.
    Aquece-se a certã ou frigideira 🙂 com um pouco de óleo, bate-se ligeiramente os dois ovos misturando-se a gosto sal e pimenta, corta-se o bacon às fatias finas e o queijo também. Quando o óleo está pronto a fritar despeja-se os ovos, o bacon e o queijo (a ordem é importante) e mexe-se só um pouco. O objectivo é os ovos ficarem entre o estrelado e o mexido, ao mesmo tempo, a gosto juntar as especiarias disponíveis. Claro que aqui, uma boa dose de sorte ou azar entra na receita, mas trata-se de um prato com uma certa tradição e utilizar as especiarias disponíneis faz parte do ritual. Deixar fritar a gosto, podendo adicionar-se qualquer alimento que esteja pr perto se o ressacado/cozinheiro assim o entender (um outro queijo por exemplo tipo o emmental fica a matar), retirar e colocar a mixórdia num prato grande. Servir com um enorme copo de coca-cola (nunca pepsi nem outra cola qq) fresca e com gelo. Comer em frente à televisão com as pernas estendidas, o telemóvel ao alcance da mão assim como o comando. Quem gostar pode acompanhar com regueifa se for domingo claro. Cuidado para não sujar o pijama. Se desejarem fotografias é só pedirem. Os filmes da TVI e SIc sábados e domingos de tarde são a melhor coisinha para rematar a refeição.
    A verdade é que funciona e é extremamente saboroso. Após a refeição o corpo encarrega-se de expelir o veneno da noite anterior pela via normal sem sobressaltos e com uma grande sensação de conforto. É tiro e queda!

    Comentar por lipemarujo — Dezembro 5, 2006 @ 11:23 am |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: