Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Dezembro 16, 2006

Coisas Simples

Filed under: Pratos de Peixe — by aL @ 1:19 am

Estes dias um amigo meu telefonou-me algo desesperado para que o ajudasse no menú de um jantar especial. Sabendo eu à partida que as competências deste meu amigo, no que à cozinha diz respeito, são de facto limitadas, pensei num peixe no forno com batatinhas. Uma receita fácil e sofisticada.

No dia seguinte, quando passo em casa dele para saber notícias do jantar, deparo-me com o desastre em que estava a cozinha. Foi então que percebi que por vezes estas receitas fáceis podem ser muito complicadas para quem não está muito habituado a cozinar. Assim sendo cá vai uma receita, que funciona muito bem e é fácil e rápida de fazer.

Para 2 pessoas

Ingredientes:

8 – 10 batatinhas novas
2 centros de pescada
1 pacote de natas
sal
pimenta
açafrão (opcional)

Preparação:

Lavam-se muito bem lavadas as batatinhas novas e dá-se um pequeno golpe em cada uma, isto sem nunca as descascar. Espalha-se um poco de sal na bancada e rolam-se as batatas nesse sal, para que algumas areias fiquem agarradas às batatas (mas atenção com o excesso de sal!). Entretanto o forno foi pré-aquecido no máximo. Colocam-se as batatas num tabuleiro e reduz-se a temperatura para os 200º.

Entretanto temperam-se os centros de pescada com sal e pimenta preta moída na hora. Colocam-se um tabuleiro para que vá ao forno. Batem-se as natas e junta-se-lhes uma colher de chá de açafrão (é opcional, serve apenas para dar um sabor mais exótico e um pouco de cor ao prato). Raga-se os centros com estas natas e leva-se ao forno (que deverá agora ser reduzido a 180º) durante 15min. no máximo.

Atenção: as batatas demoram mais tempo a cozinhar, de forma alguma deveremos colocar o peixe ao mesmo tempo que as batatas. Estas demoram cerca de 30-40min a ficarem cozinhadas. O tempo de cozedura das batatas depende essencialmente do tipo de forma, por isso é fundamental vigiar o forno e quando se for meter o peixe espetar um palito nas batatas. Se se sentir que ainda estão rijas, será aconselhável esperar um pouco mais antes de colocar o peixe, que é de facto de cozedura rápida.

Sugestão: servir acompanhado de uns legumes vaporizados (bróculos ou feijão verde, ou couve-de-bruxelas que depois de vaporizadas devem ser salteadas em azeite), e um vinho branco não muito intenso, pois o prato é muito delicado e de sabor suave. Sobremesa, nada como ir ao supermercado e comprar gelado, que pode ser comido na própria embalagem e partilhando a mesma colher 😉

Na imagem: Eros and Psyche [1793], Antonio Canova

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: