Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Dezembro 23, 2006

Ainda a Catalunha

Filed under: Food/Cook for one,Healthy,Pratos de Aves — by aL @ 12:10 am

Uma das melhores coisas que há nas viagens é experimentar a gastronomia local. Por vezes não é propriamente gastronomia típica, mas são sempre sabores e sensibilidades diferentes. Desta vez num pequeno restaurante perto do Museu Picasso, numa rua cheia de lojas de crafs e roupas, uma coisa parecida com o Bairro Alto em Lisboa.

Pois nesse restaurante, muito simpático [não me consigo lembrar do nome, mas se lá passar consigo reconhecê-lo, é claro!] que jantei este prato. Não me recordo do nome, nem tenho a certeza se a receita seria esta que vos apresento, mas fiz ontem algo parecido e ficou muito bom.

Para 4 pessoas

Ingredientes:

4 peitos de frango
100gr de couscous
3 cebolas
200gr de grão-de-bico
1 ramo de coentros
3 dentes de alho
azeite
alho
sal
pimenta
açúcar

Preparação:

Picam-se bem picados e deitam-se num tacho, adiciona-se um pouco de azeite não muito, o suficiente para que os alhos não queimem. Junta-se 2 colheres de açafrão e o ramo de coentros picados. Liga-se o fogão em lume brando e vai-se mexendo para não esturricar. Passados 2 minutos adicionamos o frasco de grão, e retifica-se os temperos com sal e pimenta. Mexe-se sempre, 5 min. depois pode-se desligar o fogão e tapar o tacho com o testo [aka tampa].

Cortam-se as cebolas em pequenos cubos, e deitam-se uma frigideira anti-aderente e adiciona-se um pouco de azeite. Deve-se mexer sempre. Quando a cebola começar a ficar translucida deita-se 2 colheres de chá de açúcar, para que caramelize um pouco. Pode ser um pouco estranho por açúcar na cebola, mas garanto-vos que é delicioso, porque a celola fica tenrinha e adocicada. Depois de juntar o açúcar é só esperar que a cebola cozinhe muito lentamente em lume brando. De facto, não será mais do que 2-3 min. Assim que estiver pronto desliga-se o fogão e passamos ao cous cous.

O cous cous é muito fácil de preparar. Basta seguir as intrições da embalagem, que rezumo rapidamente: colocar num prato 1 volume de couscous. Acrescentar 1 volume de água a ferver temperda com sal. Deixar inchar os grãos durante 5min.. Adicionar um pouco de manteiga e separar os grãos com um garfo.

Os peitos de frango, devem-se cortar aos cubos, temperar com sal e pimenta e levar a grelhar.

Depois de tudo pronto, colocam-se todos os preparados por camadas. Primeiro o couscous, depois cobrir com a cebola caramelizada, o grão e finalmente espalhar os cubinhos de frango.

Bom apetite! 😉

na imagem: Las Meninas [1957] , Pablo Picasso

Anúncios

4 comentários »

  1. Uma das minhas zonas preferidas de Barcelona. E um paraíso gastronómico!

    Comentar por CMF — Dezembro 27, 2006 @ 2:43 pm |Responder

  2. Na loja do Museu Picasso comprei de recordação uma serigrafia das meninas de Velasquez. Conheces;)
    RAF

    Comentar por RAF — Janeiro 4, 2007 @ 12:23 pm |Responder

  3. eu da loja do museu trouxe um livro sobre o cubismo, que tinha curiosamente imensos desenhos de academia, coisa que aprecio particularmente.

    Comentar por aLaíde Costa — Janeiro 5, 2007 @ 12:53 am |Responder

  4. […] com 2 colheres de sopa de açúcar [se procurarem bem, vão perceber que eu gosto muito de cebolas caramelizadas], durante 20min a […]

    Pingback por Um frango de caril « Something’s burning [or a fancy name for Esturrico] — Março 26, 2007 @ 10:51 pm |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: