Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Março 11, 2007

bolo de chocolate [bimby’s version]

Filed under: Doces — by aL @ 11:46 pm

Foi a Adriana que trouxe o bolo. É um pouco estranho um thanksgiven dinner com bolo de chocolate, mas pronto, também não havia carne. Confesso que me lambuzei toda com o bolo e repeti mais do que seria ideal. Entretanto descobri que a receita vinha escondida no livro da bimby,[não, eu não tenho uma. Já fui a um excelente jantar confeccionado pela bimby, aliás estou à espera que se remarque outro grrrrr], mas é muito fácil de fazer.

Ingredientes:

6 ovos
200 gr de chocolate em barra
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
manteiga [para untar]

Preparação:

Separam-se as claras das gemas e batem-se – as claras, claro eheh! – em castelo. Eu bati manualmente, cerca de 5min são suficientes, para além de trabalhar os bíceps queimam-se as calorias necessárias para depois cometer cometer um pequeno excesso. Depois mistura-se o açúcar com as gemas e bate-se bem. O chocolate deve ser derretido em lume brando, por hábito uso um pouco de leite para que não queime [também se pode usar manteiga].

Assim que o chocolate estiver derretido adicionámo-lo às gemas com o açúcar, muito devagar para não cozer as gemas, e mexendo sempre. De seguida envolvemos as claras neste preparado e mexemos gentilmente.

Se a receita parasse por aqui, isto seria uma boa mousse de chocolate, no entanto estamos a preparar um bolo, por isso é necessário juntar a farinha. Aí sim, a receita está pronta para ser colocada numa forma untada com manteiga e com papel vegetal [protege a massa e facilita no momento de desenformar]. Vai então ao forno pré-aquecido durante 25min. a uma temperatura 180º.

A massa vai ficar um pouco mal-cozida no meio o que fica muito bom. Se não gostarem, basta deixar mais 5-10min no forno para cozinhar completamente.

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] — by aL @ 9:50 pm Bom, este fim-de-semana fiz um bolo de chocolate inspirado na receita da bimby que já aqui publiquei. Diferenças? em vez de 2 colheres de farinha coloquei 3 e levei ao forno […]

    Pingback por bolo de chocolate [aL’s version] « Something’s burning [or a fancy name for Esturrico] — Março 12, 2007 @ 9:50 pm |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: