Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Junho 12, 2007

Bolo Bom

Filed under: Doces — by aL @ 12:21 am

Bem acabei agora mesmo de fazer um bolo que está mesmo muito bom. O bolo é inspirado no tradicional bolo de ananás e no bolo da tia Brancolina com que o Rui Carmo nos presenteou estes dias.

Ingredientes:

6 ovos
1 chávena de açúcar
3/4 de chávena de farinha
1 iogurte natural
sumo de lima
3 rodelas de abacaxi
caramelo (royal, de preferencia)
manteiga (para untar)

Preparação:

Separam-se as gemas das claras. Às gemas adicionamos em primeiro lugar o açúcar, e mexe-se bem. Depois a farinha e finalmente o iogurte e misturam-se bem os ingredientes de forma a que a massa fique homogénea. O uso do iogurte fará com que a massa fique muito leve. Entretanto batem-se as claras em castelo. Eu bati as minhas manualmente, para trabalhar os bíceps. Suavemente envolve-se as claras com a massa, isto quer dizer que não devemos bater a massa, devemos mexer sempre com a colher a roçar as paredes da tigela. Agora poderão ver como a massa está fofa. Adiciona-se um pouco de sumo de lima, que é opcional, mas eu tinha no frigorífico e resolvi experimentar.

Finalmente unta-se uma forma de preferência sem buraco. coloca-se papel vegetal e volta-se a untar com manteiga. cortam-se as rodelas de abacaxi e colocam-se no fundo da forma. Depois espalhamos um pouco de caramelo. O forno foi previamente aquecido no máx. e quando colocamos a forma reduzimos para 180º durante25-30min.

Enquanto o bolo cozinha, pegamos em alguns pedaços de abacaxi e colocamos um tacho com um pouco de água (1 chávena de café) e 2 colheres de sopa de açúcar. Vai a ferver e assim que levantar fervura começamos a mexer sempre para o açúcar ganhar ponto. Percebemos que isto está a acontecer quando as bolhas da fervura começam a ficar mais consistentes e já não são apenas bolhas de água. Desligamos então o lume e passamos a varinha mágica para ficar tudo em papa. Poder-se ia adicionar um pouco de conhaque ou rum, mas eu não tinha em casa.

Quando o bolo estiver pronto faz-se com um palito vários furos e derrama-se a papa que preparamos. Esta vai-se entranhar no bolo deixando-o ainda mais fofo e húmido.

espero que gostem 🙂

Anúncios

4 comentários »

  1. Hum deve ser delicioso, mas tenho o meu forno avariado 😦 , preciso de fazer uma goluseima que adoro (pudim) alguém e diz como se faz. Beijokas

    Comentar por Adryka — Junho 14, 2007 @ 8:10 am |Responder

  2. Adryka, pudim acho que é um pouco difícil e elaborado de fazer. Eu nunca me meti nisso. Mas talvez um dos outros chef’s, saiba como fazer :). Fica atenta!

    Comentar por aL — Junho 18, 2007 @ 8:57 pm |Responder

  3. um bolo só com os ingredientes farinha,ovos e açucar?

    Comentar por dani — Junho 27, 2007 @ 2:22 pm |Responder

  4. Receita da minha avó (depois publico):

    250g de açúcar
    250g de farinha
    6 ovos
    2 colheres de sopa de margarina

    ————–
    bater as gemas com o açúcar e a margarina amolecida. juntar a farinha, e depois de tudo bem ligado, as claras em castelo.

    levar a forno médio em forma untada com manteiga e farinha.

    Dica: juntar alguma raspa de laranja para dar mais sabor. Ou então cortar a meio e rechear com compota (de morango por exemplo).

    Comentar por Elise — Julho 7, 2007 @ 9:45 pm |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: