Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Julho 19, 2007

Arroz Doce [aL’s version #43]

Filed under: Doces — by aL @ 12:10 am


O Domingo passado foi um bom dia para reunir os amigos à volta da mesa e deliciarmo-nos com petiscos vários. Como o tempo estava péssimo para uma ida à praia e os votantes despacharam a coisa cedo, a minha casa foi uma sala de espera gastronómica [estávamos a fazer horas para o concerto da Laurie Anderson].

Entre saladas de milho, tomate, agrião e massa; gaspacho [bimby’s way]; guacamole; brownies; tarte de queijo fresco e eu sei lá o que mais, decidi voltar a experimentar fazer arroz doce.

O arroz doce não fazia parte da minha dieta até viver em Lisboa. Por cá é bastante habitual encontrar-se arroz doce. Das várias vezes que tentei fazê-lo o desastre foi total, acabando sempre por ir para o lixo. Mas desta vez segui a receita do meu grande amigo e excelente cozinheiro [sim é capaz de transformar uma alheira com grelos numa refeição saída de tratados de alquimia] António Fonseca, e não me saí mal! Agora só tenho de apurar um pouco mais a receita e adaptar as quantidades ao meu gosto. Uma coisa muito importate, que o António frisou várias vezes “arroz doce é com arroz carolino!!!”.

Ingredientes:

1 litro de leite gordo
1 chávena de chá de arroz carolino
2 chávenas de chá de água
3 gemas de ovo
casca de limão
pau de canela
açúcar q.b.
sal
canela em pó (para decorar)

Preparação:

Num tacho verte-se o leite [idealmente tem de ser gordo, para que fique bem cremoso o arroz doce], reservando meia chávena. Coloca-se os paus de canela e casca de limão (atenção quanto mais parte branca tiver a casca mais amargo ficará o doce). Adoça-se o leite a gosto e vai ao lume brando.

Entretanto coloca-se ao lume as 2 chávenas de chá de água e tempera-se com um pouco de sal (não muito). Assim que a água ferver junta-se a chávena de arroz carolino(!!!), que não deverá estar totalmente cheia, e deixa-se cozer até ficar al dente e apesar de tudo com ainda alguma humidade, com a gomazinha como me explicou o Fonseca.

Quando o arroz estiver então al dente poderemos juntar ao leite, que tem estado a ferver lentamente. Mexe-se bem, e deixa-se cozer um pouco mais, tendo sempre atenção para não pegar.

Separam-se as gemas das claras e depois de batidas junta-se as gemas ao leite reservado. Assim que o arroz estiver mais cozido [quando os bagos estiverem quase quadrados] retira-se o tacho do lume e colhemos os paus de canela e cascas de limão. Lentamente adiciona-se o leite misturado com as gemas e mexe-se bem (esta operação tem de ser feita com cuidado para que as gemas não cozam durante o processo]. O tacho vai novamente ao lume para que as gemas cozam lentamente, bastará mais 5 min. em lume brando, sendo que é preciso atenção pois agora o arroz terá mais tendência para pegar.

É natural que ao desligar pareça que o arroz está a nadar em leite mas tem de se ter em conta que o arroz repousando irá absorver o líquido, e para que não fique seco tem de ficar com muito leite. Finalmente deitar numa travessa e decorar com canela em pó.

[já fiz uma 2ª versão desta receita, acertando uns pormenores em termos de quantidades. Como fiquei com 6 claras aproveitei para fazer um bolo prata. Publicarei essa experiência brevemente]

Anúncios

2 comentários »

  1. Sou 1 saloia de Sesimbra e qd vou à capital preciso de boas referências ….Não podem abrir 1 excepçaozinha?….

    Comentar por ana — Julho 19, 2007 @ 10:48 pm |Responder

  2. O arroz doce, sobremesa muito apreciada, tem diversos modos de fazer, á quem lhe junte um pacote de leite creme
    Saudações

    Comentar por C valente — Julho 21, 2007 @ 2:59 pm |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: