Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Setembro 4, 2007

Quiche de Fim-de-semana

Filed under: Entradas,Festas,Salgados,Vegetariano — by aL @ 11:05 pm

marta-nabais.jpg

Chegava eu das férias e tinha no meu e-mail (há já alguns dias) um apelo da minha amiga Marta Nabais que precisava urgentemente da receita de uma quiche vegetariana. Infelizmente, porque estava de férias e sem ligação à internet, não pude ajudar uma dona-de-casa em apuros. Entretanto e chegado o mês de Setembro ainda bem quente o convite para um brunch do outro lado do rio era irrecusável! Era também a celebração do fim das férias, o início da época, enfim… uma boa desculpa para as prendadas donas-de-casa invadirem a cozinha e organizar uma mesa farta!

Como tinha falhado a receita da quiche decidi levá-la, isso um Ian’s texan caju paté e material para uma refrescante limonada [receitas a publicar brevemente].

Ingredientes:

1 base de massa quebrada
4 cenouras
6 cebolinhas
100gr espinafres
4 ovos
azeite
sal
pimenta
azeitonas pretas
mozarella ralado

Preparação:

Por uma questão de comodidade uso sempre massa quebrada já pronta (para quem preferir poderá usar massa folhada). Cortam-se as cenouras às rodelas (depois de descascadas) fininhas, as cebolas às 1/2 luas longitudinais e colocam-se num tacho anti-aderente (eu uso sempre um wok) com um fio de azeite e em lume brando deixa-se cozinhar até as cebolas ficarem transparentes.

Entretanto tiram-se os caroços às azeitonas e cortam-se às rodelas (a quantidade de azeitonas é opcional). Mexe-se de vez em quando o os vegetais, para que não peguem. Assim que as cebolas estiverem então translúcidas acrescentam-se as azeitonas e os espinafres e volta-se a mexer bem. Mantêm-se o lume brando e deixa-se cozinhar durante mais 5-7 min e corrige-.se os temperos com sal e pimenta.

Batem-se os ovos inteiros. Depois da massa colocada na forma (tipo tarteira) e seguidas as instruções da massa coloca-se o legumes, os ovos batidos e finalmente, para dar um sabor um pouco mais salgado um pouco de queijo mozarella para gratinar. Vai então ao forno durante o tempo e temperatura indicada na embalagem da massa.

Na Imagem: O recanto de uma fã de Roberto Carlos (Instalação de Marta Nabais)_ Ricardo Marques

Anúncios

3 comentários »

  1. Posso comprovar que estava deliciosa!
    Obrigada amiga Alaíde 🙂

    1 beijo*

    Comentar por Marta — Setembro 5, 2007 @ 9:59 am |Responder

  2. […] Esta receita de limonada foi a minha amiga nana que me ensinou. Até experimentá-la num simpático jantar inaugural do Nana’s palace eu achava que limonada sabia a detergente da loiça… mas agora não quero outra coisa, é óptimo quer para lanches mais leves quer para refeições mais fartas. […]

    Pingback por Limonada á la Nana « Something’s burning [or a fancy name for Esturrico] — Setembro 10, 2007 @ 7:11 pm |Responder

  3. Faz pouco tempo que aprendi a fazer quiches e de facto para um vegetariano é do melhor. Saem sempre um sucesso!
    Esta também vou experimentar.

    SwáSthya!

    Comentar por Universidade de Yôga - Amadora — Setembro 18, 2007 @ 9:29 pm |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: