Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Outubro 23, 2007

bolo do caco

Filed under: Chef Convidado — by lucy blogzira @ 3:03 pm

a minha mãe apaixonou-se com bolo do caco quando visitou Madeira há uns anos (vergonhosamente, ainda não lá fui). Levou a receita quando saíu e agora faz muito em casa em Inglaterra. É um pão deliciosamente CHEWY (desculpa, falto a palavra para CHEWY!) e aqui estou eu com a minha versão. espero que gostes.

1kg farinha
1kg (peso cru) batata doce – cozido (vaporizei minha, em cubos)
3 saquetas de fermento para pão (ou equivalent de fermento fresco)
2 colheres de chá de sal

uma vez a batata doce já estiver morna, mistura tudo muito bem, e amassa a massa como se fosse pão normal – adiciona um bocado de água, tanta que é preciso para fazer a massa mais macia e lisa – deixa provar durante uma meia hora – amassa outra vez e faz 4 a 6 bolos de espessura de cerca 3cm e de uma largura não maior de que tua frigideira – deixa os bolos crescerem mais uns 45 minutos – pre-aquece o forno a 200ºC – pre-aquece a frigideira (sem óleo) e coze cada bolo nos dois lados na frigideira até estiverem bem dourados – mete os no forno e deixa mais 20 minutos para cozerem dentro – come – os que não comes, podes pôr no congelador – fotos para ajudar as minhas instruções portuglesas.

10 comentários »

  1. grande lucy!!! e isto fica mesmo bom com manteira de alho, como eu comi no funchal!

    Comentar por aL — Outubro 23, 2007 @ 4:47 pm |Responder

  2. ora muito bem…

    Comentar por AntónioCostaAmaral (AA) — Outubro 27, 2007 @ 7:34 pm |Responder

  3. Muito bom!

    Comentar por Bruno Gonçalves — Outubro 27, 2007 @ 8:14 pm |Responder

  4. lucy, experimentei fazer e foi um sucesso, obrigada pela receita! embora eu tenha, da próxima vez, de controlar melhor a temperatura do forno. é que usei forno a gás, quando estou habituada a um electrico, e acabou por ficar demasiado estaladiço por fora… mas com uma manteiga de alho, hummm… ficou uma delícia 😉

    Comentar por aL — Outubro 29, 2007 @ 12:53 am |Responder

  5. Que delícia! Eu adoro bolo do caco. Não sabia como é que se fazia. Parabéns. Tenho que experimentar.

    Comentar por Laranja Com Canela — Novembro 1, 2007 @ 2:39 pm |Responder

  6. laranja, espero que gostes… acho que há muitas versões.

    Comentar por lucy blogzira — Novembro 1, 2007 @ 5:16 pm |Responder

  7. […] 4 anos no Domingo passado. Estava eu com as mãos na massa [literalmente! pois estava a preparar o bolo do caco. Obrigada Lucy, foi um sucesso ] quando recebo um telefonema da parte da Menina, perguntaram-me se […]

    Pingback por O Bolo de Cacau da Menina « Something’s burning [or a fancy name for Esturrico] — Novembro 3, 2007 @ 10:32 pm |Responder

  8. Acabo de encontrar essa receita e vou experimentar. As outras que tentei não levavam batata doce. Também não tinham o sabor que me conquistou em Funchal.
    Prometo voltar para dizer se ficou bom e se agradou a meus amigos no Rio de Janeiro.

    Comentar por Lacy — Junho 12, 2008 @ 1:16 am |Responder

  9. com tanta maravilha ja estou com fome,saude e boa disposiçao.abraço

    Comentar por Antonio — Abril 27, 2013 @ 8:54 am |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

