Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Novembro 3, 2007

O Bolo de Cacau da Menina

Filed under: Doces,Festas — by aL @ 10:30 pm

dsc00477.jpg

A Menina fez 4 anos no Domingo passado. Estava eu com as mãos na massa [literalmente! pois estava a preparar  bolos do caco. Obrigada Lucy, foi um sucesso ;)] quando recebo um telefonema da parte da Menina, perguntaram-me se o meu bolo de cacau poderia ser o bolo de aniversário. Muito honrada aceitei o desafio, mas obrigou-me a aumentar as doses e a improvisar um pouco (mais do que o costume!).

Ingredientes:

8 ovos
225gr de farinha c/fermento
250gr de açúcar
75gr de cacau em pó
1 iogurte natural
manteiga para untar
papel vegetal

Preparação:

Separam-se as claras das gemas. Depois de bater um pouco as gemas juntar o açúcar, e mexer bem até a massa ficar esbranquiçada. Adicionamos a farinha e lentamente misturamos bem, de forma a que fique bem homogénea. Para que a massa fique leve mistura-se o iogurte natural. Entretanto batem-se as claras em castelo – eu faço isso manualmente (porque não tenho uma batedeira*) o que é um óptimo exercício para os meus bíceps – e junta-se ao resto da massa e mexendo com suavidade, para envolver as claras na mistura. Finalmente, adiciona-se o cacau (reservando um pouco para a decoração final). A esta altura, já se pode provar a massa e perceber se precisa de um pouco mais de açúcar ou de cacau. Mas relembro o cacau é mais amargo que o chocolate, o que torna este bolo ideal para ser servido com algo mais doce, como por exemplo gelado de morango. Eu gosto do sabor ligeiramente amargo do cacau!

Entretanto, o forno foi pré-aquecido deixamo-lo a uma temperatura de 180º. Unta-se uma forma [eu usei uma rectângular, porque era mais fácil para servir como bolo de aniversário] e coloca-se o papel vegetal. O uso de papel vegetal não é obrigatório, mas protege a massa durante a cozedura e facilita a desenformagem. Normalmente eu faço um corte nos cantos do papel e encaixo-os nas laterais da forma, para que a massa não fique com papel no meio. O bolo fica no forno cerca de 25min. para que fique ligeiramente mal cozido no centro, como na imagem. Pode-se deixar mais 5min para ficar totalmente cozido.

* uma batedeira poderá ser, para mim! uma excelente prenda de Natal 😉 porque, maçarico eu já tenho!

1 Comentário »

  1. mmmmmm… parece mesmo bom.
    o meu bolo de cacau fica sempre “bleurgh”, seco e sem …er… digamos energia. certeza vou experimentar este teu. 🙂

    Comentar por lucy p — Novembro 4, 2007 @ 11:36 am |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

