Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Novembro 15, 2007

vieiras com molho de agriões vs. Iron & Wine

Filed under: Chef Convidado,Entradas,Marisco,Receitas Afrodisíacas — by jmnk @ 11:13 pm

Ok, esta receita tem fama de afrodisíaca mas nunca me resultou. Por isso ficou arquivada na secção “never again”. Acontece que há coisa de umas semanas abrigo um adolescente que tem a mania irritante de me chamar “o primo porreiro”. Começou este ano os seus estudos universitários e domésticos. O atado da margem esquerda do Guadiana, que nunca fez a própria cama, anda a planear um jantar caseiro com a namorada (quando eu não estiver é claro) e pediu-me uma receita para “elevar a cena” (palavras dele). Estou a pensar ensinar-lhe esta na esperança que também não resulte:

– 4 vieiras com concha;
– 1 chalota;
– 1 colher sopa de manteiga;
– 2 dl de natas;
– 3 colheres de sopa de vinho branco seco;
– 1 molhe de agriões;
– 1 colher de sopa de farinha; e
– queijo parmesão a gosto.

Picar finamente a chalota e fritar na manteiga em lume brando. Juntar as natas aumentando um pouco o lume. Diluir a farinha no vinho branco e juntar lentamente às natas tendo o cuidado de ir mexendo sempre o preparado. Temperar com sal e pimenta branca deixando engrossar o molho. Lavar os agriões e picar numa batedeira. Lavar bem as vieiras em água corrente tendo o cuidado de separar o coral do músculo principal. Colocar primeiro o coral das vieiras na panela com o molho, e deixar cozer em lume brando entre 3 a 5 minutos, dependendo do tamanho do bivalve. Juntar as restantes partes das vieiras pouco antes de as retirar do lume. Com cuidado colocar as vieiras nas conchas. Misturar o agrião no molho em lume brando. Em seguida encher as conchas das vieiras polvilhando com queijo parmesão a gosto. Levar ao forno pré-aquecido por uns minutos apenas para gratinar o queijo. Servir com Champagne.

Iron & Wine – naked as we came (óbvio não?)

Anúncios

2 comentários »

  1. bem, grande tio este… mas convém é o puto indagar junto da moça se ela vai numa deste tipo de bivalves… é que se me apresentassem isso, a noite estava estragada… eu odeio este tipo de vermes…
    mas o molho pode ser usado para outro tipo de alimento, não?? com uma carne branca?? tipo bifinhos de perú?? ou entao uns medalhões de peixe…

    Comentar por aL — Novembro 20, 2007 @ 5:28 pm |Responder

  2. Não sabes o que perdes… 😉 Nunca utilizei este molho noutra receita, mas se calhar resulta. se fosse peixe juntava um pouco de caril para surpreender, em carnes brancas juntava noz moscada ao preparo… a experimentar

    Comentar por jmnk — Novembro 22, 2007 @ 9:48 pm |Responder


RSS feed for comments on this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: