Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Janeiro 31, 2008

Double Fake Birthday Cake

Filed under: Festas,Vegetariano — by aL @ 9:47 pm

Num feriado – de Outubro, creio?! – vi um programa da Martha Stewart em que ela apresentava um Salty Birthday Cake, em que toda a sua imagem parecia o magnifico bolo de aniversário, coberto de glacé branco, mas era de facto meatloaf coberto de puré de batata.

fotos_11dez07-006.jpg

Aquela receita ficou-me na cabeça, e num destes dias, num tea party decidi experimentá-la. O double fake do título vem do facto de não ter usado carne, mas sim soja. Aliás, a preparação da soja que vou apresentar é muito similar a uma bolognesa. A preparação é um pouco demorada, mas não é difícil e o efeito é engraçado, como se pode ser pelas imagens.

Para 8 pessoas

Ingredientes:

200 gr de soja granulada fina
1 cebola
3 dentes de alho
1 pacote de polpa de tomate
3 colheres de sopa de pão ralado
1 gema de ovo
azeite

Para a cobertura

250gr de puré de batata
Manteiga
Leite
1 cenoura
100gr de ervilhas

Preparação:

Pica-se finamente a cebola e o alho e aloura-se, em lume brando, com um fio de azeite. Prepara-se a soja conforme instruções da embalagem. Que normalmente consistem em passar a soja por água fria e depois ferve-la durante 5min Assim que a cebola estiver transparente, adiciona-se a soja devidamente escorrida. Mexe-se bem, junta-se a polpa de tomate e rectifica-se temperos. Deve-se ter particular atenção, ao contrário da bolognesa, o preparado não deverá ficar com muita água. Quando a soja estiver cozinhada, cerca de 20min depois, retira-se do lume. Junta-se 1 a 1 as colheres de pão ralado e mexe-se bem. O uso do pão ralado é importante para que o preparado fique com uma consistência forte e muito ligada, o que pode requer mais ou menos pão ralado. Finalmente junta-se a gema de ovo e mistura-se tudo muito bem.

Numa forma tarteira, com alguma profundidade, coloca-se papel vegetal – para não pegar no fundo – e depois verte-se metade do preparado. Como o bolo será de 2 camadas, ter-se-á de dividir a soja. Portanto a outra parte deverá ser feita depois, ou se se tiver 2 formas de igual diâmetro, podem ser feitas em simultâneo. O forno deverá estar a 180º e fica a cozinhar durante 20 min.

Enquanto a soja está no forno, pode-se preparar a cobertura. Tenho por hábito usar puré de batata congelado, é muito bom, fácil e rápido de preparar. Utilizo para este fake cake quase uma embalagem inteira e sigo as instruções de quantidades de leite e manteiga. Tempero com um pouco de pimenta. Entretanto ponho a cozer as ervilhas conjuntamente com tiras de cenoura. Em 10min. Estarão prontas.

Assim que a soja estiver pronta, desenforma-se uma das partes para um prato, onde vai ser servido e deixa-se arrefecer um pouco. Barra-se com uma generosa camada de puré a parte de cima da soja. Seguidamente coloca-se a outra parte, como se fosse efectivamente um bolo. Com o restante puré faz-se a cobertura final e ficará bem alisada com uma faca.

Finalmente decora-se o fake cake com as ervilhas e as tiras de cenoura. Na imagem está uma opção, a versão que vi na Martha Stewart era bastante mais elaborada, pois o bolo estava decorado com efeitos feitos com um saco de pasteleiro. Este fake cake, tanto pode ser servido frio, acompanhado por groselha, como aquecido e é uma óptima refeição quando acompanhado por uma saladinha.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: