Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Julho 21, 2008

Fake turkey on fake sheets

Filed under: Vegetariano — by aL @ 11:32 pm

Esta é uma variação de uma receita que um grande amigo meu fez para o Natal. Experimentei fazê-la já várias vezes, com diferentes combinações, a última das quais durante o almoço de Domingo passado. Tinha de preparar um bom almoço para a minha amiga Xis e para a nossa amiga Patrícia que já estava de mala feita para regressar à Invicta.

Como aquele era um fim-de semana muito ocupado para mim, ou não tivesse eu visto 2 grandes lendas da música(!), decidi fazer uma coisa simples e não muito complicada. Esta receita de folhado de seitan seria a solução.

Para 6 pessoas:

1 pacote de seitan (200gr/250gr)
massa folhada
200gr de espinafres
4 cenouras
1 cerveja preta
mel
molho de soja
cravinho
gengibre
azeite
alho
noz moscada

Preparação:
O seitan é algo que não sabe a nada, por isso precisa de marina, e quanto mais tempo mais os sabores se entranham. 24 horas é um bom tempo para isso. Assim sendo, golpeia-se o seitan de forma a que a marinada possa ser bem absorvida no seu interior e espeta-se-lhe alguns cravinho e finalmente unta-se bem com mel. Deve agora colocar-se num recepiente alto, para que possa conter todo o liquido da marinada. Adicona-se a cerveja preta [atenção com a espuma, a cerveja deve ser vertida calmamente e com o recipiente ligeiramente inclinado], o molho de soja (a gosto, mas atenção não demasiado para nao salgar o seitan), raspa-se o gengibre e finalmente, tapa-se o recipiente com pelicula aderente e vai ao frigorifico durante s tais 24 horas. No dia seguinte coze-se as cenouras, mas não muito. e salteiam-se os espinafres em azeite e alho e uma pitada de noz moscada. Quando estes estiverem moles, junta-se as cenouras cozidas para ue ganhem algum sabor. Entretanto, pode-se tirar o seitan da marinada e cortá-lo em pequenos cubos, que devem agora ser salteados num pouco de azeite de forma a ganharem um pouco de cor.

Por fim, estende-se a massa folhada e coloca-se no meio os legumes salteados e o seitan (se for massa congelada, esta terá de ser trabalhada com o rolo da massa, mas há também soluções de massa folhada fesca, que não precisa de ser estendida com o rolo), embrulha-se tudo como se de um presente se trata-se e vai ao forno, durante 30min a 200º (ou conforme indicação da massa folhada)

Para acompanhar nada como uma saladinha ou um puré de batata doce e um pouco de rock ‘n’ roll: roll over beethoven

Anúncios

1 Comentário »

  1. perfeito, encantador e simplesmente delicioso ; D
    muito obrigada, miss aL *

    Comentar por pj — Agosto 5, 2008 @ 10:57 am |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: