Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Agosto 20, 2008

Bolo inaugural

Filed under: Doces,Festas — by aL @ 9:06 am

Mudar de casa [mais uma vez…] tem destas coisas, tralha para empacotar, tralha para desempacotar… passa demasiado tempo até se ficar instalado no home sweet home, e quando isso acontece já se tem data marcada para nova mudança!

Com mudanças de casa, de estado de espírito, de motivações há coisas que vou negligenciando, felizmente os amigos compreendem e aceitam como pedido de desculpas o convite para a inauguração do Palacete de S. Bento [aka a minha nova casa!]. Numa destas noites quentes de inícios de Agosto juntei todos os que podia para a festa! Como habitualmente, decidi fazer uma experiência gastronómica neste encontro: um bolo de laranja e  canela com cobertura de chocolate.

Ingredientes:

6 ovos
250gr de açúcar
200gr de farinha
2 laranjas
canela em pó
1 colher de café de fermento
manteiga para untar
papel vegetal

Para cobertura

200gr de chocolate de culinária
leite

Preparação:

Porque o dia era de festa e o sistema de som já estava semi-montado, nada como ir experimentando possibilidades de banda sonora. Entretanto separa-se as gemas das claras, batento estas últimas em castelo e reserva-se. Bate-se as gemas e adiciona-se aos poucos o açúcar, batendo sempre até ficar uma massa brilhante e suave. Junta-se raspa de laranja (atenção, só vale a pena raspar a parte cor-de-laranja, quando fica branco já não interessa adicionar) e o sumo de uma das laranjas – a outra reserva-se para mais tarde. À farinha (eu usei sem fermento) adiciona-se uma colher de café de fermento, e mistura-se bem, só depois poderá juntar-se à massa.  Bate-se a massa muito bem e deita-se colher a colher a farinha. O ideal é adicionar sempre os ingredientes aos poucos, para que a massa fique bem homogénia e sem grumos. Junta-se as claras em castelo, também colher a colher, batendo suavemente como que envolvendo as claras na massa, mexendo sempre em rodas bem largas próximo das paredes do recipiente. Finalmente, polvilha-se a massa com canela em pó a gosto e mistura-se tudo bem.

Estando a massa pronta, barra-se uma forma com manteiga e forra-se a mesma com papel vegetal. O uso do papel vegetal não é obrigatório, mas evita que o bolo se queime e facilita muito a desenformagem. Vai então ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45-50min (poderá levar mais ou menos tempo, dependendo do tipo de forno, será sempre bom ir vigiando-o).

Quando o bolo estiver pronto, pode-se desenformar e deve-se esperar que arrefeça um pouco. Enquanto o bolo arrefece, corta-se às rodelas finas a outra laranja, que foi previamente descascada. Colocam-se as rodelas numa frigideira anti-aderente e polvilha-se com açúcar e canela, e reduz-se o lume ao mínimo, deixando o açúcar derreter e começar a caramelizar. Ter em atenção que as laranjas não podem pegar, portanto a frigideira deve ser rodada de vez em quando, ou com uma colher de pau (usar uma que só se use para doce, ou então uma colher comum…) mexer bem mas sem destruir as rodelas. Quando o açúcar estiver derretido e ligeiramente caramelizado, colocam-se em cima do bolo.

Para terminar falta apenas derreter o chocolate. Por hábito faço-o derrentendo em lume muito brando e adiciono um pouco de leite (leite de soja neste caso, porque tinha feito a Ian’s caju extravaganza), assim que estiver derretido, cobre-se o bolo com o cholocate e vai ao frigorifico – para endurecer – até à hora de servir.

nota: dada a atrocidade calórica que é este bolo recomenda-se acompanhá-lo com um Funnel of Love (em loop), isto enquanto se espera que 28 de Outubro chegue!

Anúncios

2 comentários »

  1. deve ser muito bom vou fazelo

    Comentar por paula — Agosto 24, 2008 @ 9:02 pm |Responder

  2. Olá

    Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues culinários estão abertas.

    Vamos lá!

    http://www.maonamassablogue.blogspot.com

    Comentar por Mão na MAssa — Agosto 30, 2008 @ 1:06 pm |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: