Há que tempos caramba! Fui deixando de cozinhar já não sei bem porquê. Ultimamente voltei a fazê-lo, ando à procura de coisas novas e …pronto. Andava a embirrar com este prato de bacalhau, a receita é vulgar, arranja-se em todo o lado mas fi-lo assim e saiu…fabuloso. Para ajudar, é fácil e barato, só suja loiça que é um fartote. Bem.
Para três.
1 posta de bacalhau demolhado (usei o ultra-congelado do Pingo Doce)
1 molho de grelos de nabo
1/4 de broa de milho
1 cebola cortada em rodelas (alternativa – alho francês cortado em rodelas)
2 dentes de alho esmagados
5 dentes de alho picados
6 batatas pequenas
pimenta, sal e azeite
Esfarelar a broa para um recipiente e reservar. Cozer a posta de bacalhau e os grelos arranjados. Retirar e lascar o bacalhau em pedaços tirando as espinhas e a pele. Reservar. Arrefecer os grelos e picá-los. Num tacho à parte refogar a cebola e os alhos esmagados só até a cebola ficar translúcida, não deixar alourar, retirá-la do tacho e reservar. Numa frigideira usando o azeite da cebola (se necessário acrescentar mais um pouco) saltear os grelos com o alho picado e um pouco de pimenta envolvendo bem. Aos poucos ir misturando a broa esfarelada e salteando junto com o grelos envolvendo bem no azeite. Este processo é relatvamente rápido e funciona a olho.
Dar umas espetadelas nas batatas com um garfo e levá-las ao micro-ondas durante oito a dez minutos (costumo usar a mesma função com que aqueço o leite durante 1 min). A partir dos sete minutos vai-se verificando. Quando estiverem suficientemente moles, retiram-se, dá-se-lhes um leve murro (se já estiverem prontas abrem) e espalha-se um pouco de sal grosso sobre as partes abertas. Reserva-se.
Num recipiente untado para ir ao forno (usei um pirex) colocar as lascas de bacalhau espalhadas, de seguida a cebola refogada em rodelas por cima e, por fim a mistura dos grelos com a broa e o alho picado. À volta colocar as batatas a murro. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante o tempo necessário até que a broa comece a ficar alourada. Servir. Se fizerem tudo bem feito fica maravilhoso.Foto antes de ir ao forno. Entretanto ficai com a Anne-Sophie Mutter e o Karajan.
Nota: uso azeite para tudo (família em Trás-Os-Montes 🙂 dá nisto) e ao servir convém espalhar um pouco nas batatas já no prato.
[…] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]
Pingback por Bacalhau com broa e grelos salteados : bacalhau — Janeiro 28, 2009 @ 1:51 am |
Das muitas receitas de bacalhau que adoro… esta deve ser das minhas preferidas.
Comentar por Susana — Fevereiro 24, 2009 @ 11:37 am |
Olá,a minha receita de bacalhau com broa é totalmente diferente desta 🙂
Beijinhos
Comentar por Adryka — Novembro 22, 2009 @ 8:59 pm |
Oi, acabo de fazer esta receita para o jantar de dia do pai. Ele simplesmente adorou. Obrigado e parabéns pela invençao! ;D
Comentar por Ana Luísa Silva — Março 19, 2010 @ 10:49 pm |
#4 :-)))
Comentar por Helder — Março 19, 2010 @ 10:57 pm |
bacalhau e td de bom vou provar…
…cintia
Comentar por chopp — Abril 23, 2010 @ 12:13 pm |