Something\’s burning [or a fancy name for Esturrico]

Março 26, 2009

Muffins salgados para a Rita

Filed under: Entradas,Festas,Salgados,Snack/Petisco,Vegetariano — by aL @ 9:09 pm

quequesA Rita e o Roger estão de malas feitas para Moçambique. Ontem foi o jantar de despedida de parte dos amigos (que esta coisa de despedidas e de amigos, implica grande logística). Dado que muitas das coisas já estavam encaixotadas, a Rita desafiou-nos a fazer um jantar mais informal e volante No entanto presenteou-nos com um belissímo sushi! 

Para estas ocasiões e porque dá jeito ter salgadinhos e coisas que facilmente se possam comer à mão, decidi fazer uns muffins (aka queques) salgados com cebola, cenoura, tomate seco e umas sementes de sésamo para enfeitar. A receita fou feita um pouco a olho, sem grandes preciosismos em termos de quantidades.

Ingredientes:

4 ovos

2 canecas de farinha (c/fermento)
2 cebolas pequenas
1 cenoura
tomates seco (a gosto)
pimenta qb
sal qb
azeite
leite
manteiga (para untar)

Preparação: 

Pica-se a cebola e leva-se ao lume com um fio de azeite a aloirar. quando estiver dourada e estaladiça, retira-se do lume. entretanto, separam-se as gemas das claras, reservando estas últimas. Às gemas adiciona-se pouco a pouco a farinha. É natural que fique como que uma areia, assim bem seca, mas ainda falta integrar os ingredientes húmidos. Raspa-se a cenoura e junta-se à farinha e ovos, mexe-se bem com uma colher. Podemos igualmente adicionar a cebola que foi alourada e uns tomates secos, cortados em pequenos pedaços. A quantidade de tomate seco é variável, um pouco ao gosto de cada pessoa. podem tembém ser cogumelos secos, ou para quem preferir substituir por pedacinhos de fiambre ou bacon. Mexe-se bem e adicina-se 3 colheres de sopa de azeite e um pouco de leite (talvez a mesma quantidade). entretanto a massa já começa a ficar menos seca. É nesta altura que se junta as clarasque foram batidas em castelo. Envolve-se bem a massa nas claras, até ficar uma massa bem consistente. Tempera-se com umapitada de sal e um pouco de pimenta moida na hora.

Untam-se forminhas de queques (eu tenho daquelas de silicone, o que facilita imenso a tarefa de retirar os queques depois de prontos) com manteiga e polvilha-se com um pouco de farinha. Enche-se a 3/4 cada forminha e polvilha-se o topo com sementes [isto é meramente decorativo, pode-se usar outro tipo de sementes ou nao colocar nada)e leva-se ao forno pré-aquecido a 180º, durante 50min.

Anúncios

4 comentários »

  1. é mesmo isto que vou fazer logo! ai que saudades de vir aqui gamar as tuas receitas. vou já já almoçar e pegar em papel e caneta 😉

    Comentar por sa — Abril 22, 2009 @ 1:56 pm |Responder

  2. devo confessar que este blog e uma tentação ao estomago e ao peso tambem…
    …mas adorei a receita vou provar

    cintia

    Comentar por chopp — Abril 23, 2010 @ 12:10 pm |Responder

  3. boa tarde, pode indicar-me onde se pode comprar tomate seco?
    agradeço a atenção
    daniela

    Comentar por daniela — Fevereiro 21, 2012 @ 5:43 pm |Responder

  4. No, Sleepy, I had not heard that. Maybe he could have started for a Japanese team. Click http://www.l33turl.com/justgoo091730

    Comentar por lancastermejia1263 — Abril 9, 2016 @ 9:31 am |Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: